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Nubank é avaliado em R$ 500 milhões em aporte de capital

terça-feira, 6 de junho de 2017

Fonte: Valor Econômico

Um dos principais destaques entre as novas empresas de tecnologia financeira, mais conhecidas como fintechs, a emissora de cartões de crédito Nubank passou por uma série de mudanças recentes no capital. A mais importante ocorreu em dezembro, quando a empresa recebeu um aporte de R$ 250 milhões por 53% das ações com direito a voto. Por uma métrica tradicional, esse aumento de capital, divulgado no balanço de 2016, avaliaria o Nubank em aproximadamente R$ 500 milhões. Trata-se de uma cifra inferior às anteriores que circulavam no mercado sobre a avaliação da empresa, que seria de pelo menos R$ 1,5 bilhão.

Procurado, o Nubank informou que, embora as informações do balanço estejam corretas, elas não correspondem ao real "valuation" da empresa, pois não leva em consideração uma reestruturação societária cujos dados, incluindo a avaliação, são confidenciais.
 

A operação descrita no balanço coincide, inclusive nos valores convertidos para dólares, com o investimento de US$ 80 milhões na empresa liderado pelo fundo DST Global, anunciado em dezembro. Foi a quarta rodada de injeção de capital externo recebida pela companhia.

Embora o aporte recente tenha envolvido mais da metade das ações com direito a voto, o Nubank informou que o controle permanece com os sócios-fundadores. A operação também se diferenciou das anteriores porque nas três rodadas passadas os fundos que se tornaram sócios da empresa investiram em ações preferenciais (sem direito a voto). Pouco antes da entrada do fundo DST, a maioria dessas ações foi convertida em ordinária.
 

O Nubank obteve no mês passado autorização do Banco Central para atuar como instituição de pagamento. O aval muda pouco a rotina da companhia, que já podia operar desta forma por ter sido constituída antes da nova lei de meios de pagamento.

 

Criado há pouco mais de três anos, o Nubank se tornou um dos principais fenômenos entre as "fintechs". O cartão de crédito roxo, de bandeira Mastercard, se tornou objeto de desejo ao não cobrar tarifas e oferecer um aplicativo pelo celular que facilita o controle dos gastos e limites.

Com um crescimento "viral", bem típico da geração que cresceu usando a internet, o Nubank já registrou mais de 8 milhões de pedidos de cartões. A empresa não revela o número de clientes, mas a base já teria superado 1 milhão, segundo informações de mercado.

 

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