News

Empresas apostam em Governança Corporativa para atrair investidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Source: http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br/2017/02/empresas-apostam-em-governanca.html

A revisão, prevista para ser aprovada em junho deste ano, é para flexibilização das regras do segmento de Novo Mercado - o qual reúne as companhias com as melhores práticas de governança corporativa - e é feita com dois viés importantes ao mercado de capitais. De um lado, o atual cenário político e econômico do País tem impulsionado as empresas a investirem em compliance, principalmente como forma de melhorar o controle financeiro e administrativo e comprovar a transparência de seus processos aos investidores. E com a necessidade de atrair recursos, de acordo com Leonardo Cotta, sócio da área de fusões e aquisições do Siqueira Castro Advogados, o momento é "muito propício" para a revisão das regras no segmento.

Para os especialistas entrevistados pelo DCI, no entanto, apesar de a flexibilização das exigências no Novo Mercado abrir oportunidades para trazer mais empresas ao segmento e atrair um maior volume de abertura de capital no geral, o investidor ainda fica com " um pé atrás" com as mudanças.

"A rentabilidade aumenta para a BM&FBovespa [Bolsa de Valores de São Paulo] e para as empresas, que aprimoram seus processos. Mas o investidor fica preocupado com a mudança. Ele quer o seu direito sagrado", avalia o professor de administração da Saint Paul Escola de Negócios, José Roberto Savoia.

O "direito sagrado" seria a garantia de que a flexibilização das exigências não colocaria novas empresas ao segmento, como também não abriria espaço para alterações negativas no preço das ações.

Para Isabella Saboya, membro do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mesmo com os esforços da bolsa, ainda "estamos atrasados" na comparação com o cenário internacional.

Leia mais em portal.newsnet 15/02/2017

 

Check other news