Notícias

Novartis vende participação em negócio com GlaxoSmithKline por US$ 13 bilhões

quinta-feira, 29 de março de 2018

Fonte: Época Negócios

A indústria farmacêutica suíça Novartis anunciou a venda de sua participação em um empreendimento de produtos de cuidados de saúde com a GlaxoSmithKline por US$ 13 bilhões. 

 

A operação permite que a Novartis avance em sua estratégia de focar no setor de farmacêuticos, plano do novo diretor-geral da empresa, Vas Narasimhan, enquanto reforça a aposta da GSK no setor de cuidados de saúde menos de uma semana após a empresa deixar o leilão para adquirir os negócios da Pfizer na área. Além disso, reduz as incertezas para o planejamento financeiro da GSK.

 

Em comunicado, Narasimhan afirmou que a sociedade vem progredindo bem, mas que “este é o momento adequado para a Novartis deixe de investir em um ativo que não é considerado essencial a um preço atrativo”. Já a GlaxoSmithKline explicou que o acordo de criação da joint-venture dava à Novartis o direito de exigir que a GSK comprasse sua participação em qualquer momento entre março deste ano e o ano de 2035, o que trazia “incertidão inerente” ao seu planejamento financeiro. Ao mesmo tempo, a Novartis revê sua estratégia.

 

“O novo acordo para a compra da participação da Novartis elimina esta incerteza e melhora a capacidade do grupo de planejar os recursos a suas outras prioridades”, disse GSK.

 

A venda será em dinheiro e está sujeita à aprovação dos acionistas da GSK. Quando foi concluído o negócio, os quatro diretores da Novartis que são parte da comissão direta do projeto renunciarão a seus cargos.

 

Leia mais em Época Negócios. 

Confira Outras Notícias