Notícias

EXCLUSIVO STONECAPITAL - A Reforma da Previdência como solução

terça-feira, 14 de maio de 2019

Fonte: Correio do Povo

O PIB brasileiro continua derretendo. As projeções do mercado são cada vez mais pessimistas com a economia brasileira. O crescimento esperado, que já foi estimado em 3% para 2019, agora está em apenas 1,49% segundo a pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central. Ainda, há no mercado um sentimento mais abatido, no qual o crescimento do ano ficaria próximo a 1%.

 

Este resultado é desastroso, mantendo o Brasil em estado de recessão. O pior é que, muito mais do que um ano de fraco crescimento, tal resultado nos traz a conclusão de que vivenciamos novamente uma década perdida (crescimento em média de 1% ao ano nos últimos 10 anos, um dos menores em mais de 100 anos). E, desta vez, mais grave do que nos anos 80, quando o Brasil cresceu em média apenas 1,6% ao ano. Na espera de uma melhora econômica, os empresários seguram os investimentos e a geração de emprego tão esperada não acontece, atualmente há mais de 13 milhões de desempregados.

 

A Reforma da Previdência, atualmente em discussão, é vista por alguns como um divisor de águas. Ou seja, caso ela seja aprovada voltaremos a respirar e o crescimento e em- prego retornarão.

 

Desta forma, uma reforma na Previdência seria a solução? Com certeza não! A PEC proposta é importante para o ajuste fiscal do governo que há anos gasta mais do que arrecada. Também é relevante por trazer mais igualdade no que tange à contribuição, com alíquotas progressivas (maior arrecadação pa- ra maiores faixas de renda), e por considerar o Poder Legislativo e o Poder Judiciário como parte do ajuste. Porém, precisaremos mais do que apenas a Reforma da Previdência, precisaremos de muitas outras reformas que permitam ao Brasil voltar a respirar e a crescer, gerando novamente renda e emprego.

 

Então, que esta seja a primeira de muitas outras reformas necessárias para colocar o Brasil na posição de destaque que tanto merece. E que discutir reformas seja saudável e natural para um país que busca ser, quem sabe um dia, um país desenvolvido.

 

Fernando Magalhães, sócio da Stonecapital.

Leia mais em Correio do Povo.

Confira Outras Notícias